Notícias da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas


Câmara de Vereadores recebe visita de

estudantes do Colégio Antônio Scussel

           

Alunos da turma 901 da EJA do Colégio Estadual Antônio Scussel
A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas recebeu, no dia 10 de abril, estudantes da Turma 901 – EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Ensino Médio do Colégio Antônio Scussel. Eles vieram acompanhados da Professora Adriana Sana Bottin. Chegaram um pouco antes do início da Sessão Ordinária que, neste dia, excepcionalmente para recebê-los, foi realizada a partir das 19h30min, e foram recebidos pelo Presidente do Poder Legislativo, Vereador Daniel Fernandez.

Segundo a Professora Adriana, os estudantes vieram complementar o tema que está sendo estudado em sala de aula: Política e Cidadania, dentro da disciplina de Filosofia. O objeto com a prática foi fazer com que os estudantes conheçam o trabalho desenvolvido na Câmara de Vereadores e o que faz um vereador.  Segundo a Professora, além de ser um exercício da política e é também um exercício de cidadania.

O Presidente da Câmara, Vereador Daniel Fernandez, falou com os estudantes antes da Sessão e explanou sobre o papel do vereador na comunidade e como funciona a Câmara de Vereadores. Segundo Daniel, o vereador tem duas funções principais: fiscalizar as ações da Prefeitura e legislar, ou seja, propor e aprovar leis de interesse da população e da administração municipal. Para o presidente da Câmara, hoje em dia os vereadores fazem a ponte entre a população e o prefeito.

Falou que cabe também aos vereadores dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito, aprovar o orçamento, acompanhando a forma como são empregados os recursos públicos. “Os vereadores podem, ainda, auxiliar o prefeito a administrar o município, recomendando-lhe ações em favor da população, como, por exemplo, a construção de escolas e creches, a abertura de estradas, limpeza pública, assistência à saúde, entre outros. Na ausência do prefeito e do vice-prefeito, o presidente da Câmara Municipal assume a prefeitura”, explicou.

O Presidente da Câmara ainda falou sobre o que é preciso para se candidatar e como funciona uma Sessão Legislativa, explicando, passo a passo, como seria a sessão que iriam assistir.

Durante o Grande e o Pequeno Expediente os vereadores Aquiles Pessoa da Silva, Nilton Scariot, Jeferson Karpinski, Eliton José Andretta, Domingo Borges de Oliveira, Nelson Rogalski, Dinarte Farias, Amilton Lazzari e Daniel Fernandez elogiaram a iniciativa do Colégio Antônio Scussel e da Professora Adriana por fazerem esta aproximação dos estudantes com o Poder Legislativo. Agradeceram a presença de todos e afirmaram que a Câmara de Vereadores é a Casa do Povo e está aberta a toda a comunidade.

 

 

Vereador Eliton José Andretta solicita projeto

de refúgio para acesso ao Parque Industrial

           

O Vereador Eliton José Andretta teve aprovado, por unanimidade, seu pedido de providências feito na última Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada no dia 10 de abril. Ele solicitou que seja elaborado um projeto de refúgio para acesso ao Parque Industrial – Bairro São Cristóvão. Segundo o vereador, esta medida facilitará muito o acesso para os empresários que mantém suas indústrias no Parque.

 

 

Vereador Jeferson Karpinski solicita abrigo em parada

de ônibus para estudantes universitários

           

O Vereador Jeferson Wilian Karpinski também teve o seu Pedido de Providências aprovado por unanimidade na sessão da Câmara do dia 10 de abril. Ele solicitou que seja construída uma estrutura coberta na esquina da Igreja Evangélica Luterana do Brasil – Congregação Sião (Rua Jacob Gremmelmaier), para oferecer proteção contra o sol e a chuva aos estudantes universitários que aguardam o transporte.

Conforme justificou, este é o segundo local com maior número de universitários à espera de transporte, sendo que o local não conta com abrigo, principalmente para os dias de chuva. Segundo Karpinski, esta é uma reivindicação dos estudantes e de outras pessoas que utilizam este ponto a espera de transporte. Para o vereador, esta obra é importante porque é necessário oferecer um mínimo de conforto para os getulienses quem vão em busca de conhecimento.

                       

Vereadores aprovaram repasse de recursos para a

realização do V Acampamento Farroupilha

           

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na Sessão Ordinária do dia 10 de abril, o Projeto que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, visando o repasse de Recurso Financeiro para a realização do V Acampamento Farroupilha. Foi aprovado o repasse de R$ 28 mil, para serem utilizados na sonorização do Acampamento e Desfile, colocação de tablado e telão, locação de sanitários químicos, premiação do torneio da vaca parada, placas de sinalização, camarim, divulgação e outras despesas para o sucesso do evento.

O evento tem por objetivo integrar e despertar nas crianças, jovens e adultos o culto, a tradição e a cultura gaúcha através do conhecimento dos usos e costumes do povo Sul-Rio-Grandense com a temática estadual: Eu sou do Sul, e Municipal: Getúlio Vargas – 80 Anos de História.          

 

 

Câmara de Vereadores aprova recursos para as

festividades dos 80 Anos do Município

           

A unanimidade dos vereadores aprovou, na Sessão Ordinária do dia 10 de abril, Projeto de Lei do Executivo Municipal, o autorizando a custear despesas com as festividades alusivas ao 80º Aniversário do Município e com o concurso para escolha da Rainha e Princesas de Getúlio Vargas.

 

 

 

Autorizado repasse ao Sindicato Rural de Getúlio Vargas

           

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio financeiro ao Sindicato Rural de Getúlio Vargas com a finalidade de ajuda de custo para realização de viagem, incluindo transporte e alimentação de um grupo de agricultores que representaram os atingidos pela pretensa área indígena do Mato Preto em Audiência Pública que se realizou em Porto Alegre, dia 11 de abril de 2014. O valor aprovado foi de R$ 2.100,00.

 

 

Ponto Facultativo na Câmara de Vereadores

           

Os vereadores aprovaram Projeto de Decreto Legislativo da Mesa Diretora que estabelece Ponto Facultativo na Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas no dia 17 de abril, no turno da tarde, em função da Semana Santa e, também, acompanhando o Ponto Facultativo decretado pela Prefeitura Municipal nos órgãos públicos.

 

 

Vereador Daniel Fernandes sugere o desenvolvimento

do Projeto Nas Ondas da Leitura

           

O Vereador Daniel Fernandez teve aprovada, por unanimidade, indicação para que o Executivo Municipal desenvolva o Projeto Nas Ondas da Leitura que tem como meta fomentar o prazer pela leitura e difundir o hábito da leitura e da troca de livros entre a população.

           

 

Vereador Dinarte Farias solicita apoio à

Campanha “Academia para Todos”

           

O Vereador Dinarte Afonso Tagliari Farias teve aprovado, por unanimidade, o pedido de envio de Moção de Apoio à campanha “Academia para todos já”, iniciada pelo Sindicato dos Servidores da Polícia Civil, que tem por objetivo a convocação de todos os candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil do Estado o Rio Grande do Sul para os cargos de escrivão e inspetor de polícia.

 Matérias e fotos da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas.

Comentários