Erechim oficializa nesta quarta curso de medicina

O novo curso de medicina da cidade de Erechim vai ser oficializado nesta quarta-feira (22). A assinatura do termo de autorização de funcionamento do curso, entre o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, e o município vai ser realizada às 14 horas, no Salão Nobre da prefeitura. Com a assinatura, os gestores municipais assumem o compromisso de manter a estrutura necessária na rede pública de saúde, além de fazer alterações recomendadas para habilitar a faculdade.
Para o ato, estará em Erechim o diretor do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço. A medida faz parte dos compromissos do Programa Mais Médicos para expansão e melhoria da formação em todo o Brasil. A abertura de novos cursos de medicina no país foi anunciada no mês de setembro. Erechim esteve entre as 39 cidades brasileiras contempladas.
Dentre os critérios de avaliação para receber o curso, o município teria que contar com pelo menos cinco leitos no Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis por estudante e também uma unidade hospitalar com potencial para ser hospital de ensino. Para que o requisitos fossem atendidos, Erechim fez parcerias com os municípios de Getúlio Vargas e Nonoai, para o oferecimento dos leitos SUS.
O curso de medicina vai mudar bastante nosso município. Mas Erechim não vai ganhar sozinho, toda a região vai ser beneficiada com a melhoria do atendimento para as pessoas, com a qualificação da saúde e com mais profissionais a disposição da comunidade. Além disso, nossos jovens que têm o sonho de cursar medicina, não precisarão mais sair para longe de Erechim, poderão realizar esse sonho aqui”, destaca o prefeito de Erechim, Paulo Polis.
Após a assinatura do termo, nesta quarta-feira, a próxima etapa será o lançamento do edital, para que as instituições privadas de educação superior apresentem suas propostas para ter o curso. De acordo com o Ministério da Saúde ainda não há data estipulada, mas a previsão é de que ocorra ainda neste ano.

Comentários