UFFS – Campus Erechim - Semana Acadêmica de Geografia inicia com participação de movimentos sociais
O evento é organizado pelo Curso de Geografia |
Abriu, na noite desta
segunda-feira (20), a III Semana Acadêmica de Geografia da Universidade Federal
da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, e o I Encontro Regional para Estudos
Geográficos. A primeira atividade do evento, que terá programação até sábado
(25), reuniu representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e
indígenas. Aconteceram apresentações culturais, com o grupo de canto Arandu
Mirim, e posteriormente um debate.
A mesa-redonda foi
mediada pelo professor da UFFS – Campus Erechim, Márcio Freitas Eduardo, e teve
a participação do representante do MAB, Ricardo Montagner, e do cacique do
acampamento indígena de Mato Preto, Joel Pereira. O tema do debate foi “A
geograficidade do social no contexto das lutas dos movimentos socioterritoriais
no Alto Uruguai”.
Participam da Semana
Acadêmica estudantes e professores de Geografia e áreas afins, da UFFS e de
outras instituições de ensino superior. Várias atividades compõem a programação
do evento, que conta com oficina, minicursos, debates e Espaços de Diálogos e
Práticas (EDPs). A apresentação dos trabalhos (nos EDPs) ocorrerá em cinco eixos
temáticos: A Geografia e a Educação; Mobilidade e Espaço Urbano; Geografia e
Questão Ambiental; Lutas Sociais e a Questão Agrária; Geografia Cultural e
Epistemologia.
A Semana Acadêmica é
organizada pelos estudantes do curso de Geografia da UFFS – Campus Erechim, com
o apoio dos professores e institucional. Conforme os organizadores, a temática
central desta edição do evento, que é “Os diversos discursos Geográficos no
contexto da Fronteira Sul”, está diretamente ligada à atualidade dos
questionamentos e discussões com que os estudantes do curso se deparam no
cotidiano. Por isso, as atividades abordam como se estabelecem as distintas
dinâmicas geográficas na escala regional.
Para saber mais sobre a Semana Acadêmica acesse o site:
http://geo-uffs-erechim.webnode.com/
Comentários
Postar um comentário