Contexto - Neivo A T Fabris

A criminalidade aumenta no Alto Uruguai


O mapa da violência no RS, divulgado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública revela o crescimento de ocorrências atendidas pelos órgãos policiais. Nos 32 municípios que integram a Amau, o furto lidera o ranking. O levantamento dos primeiros nove meses de 2014 revela que Erechim ponteia com 1.244 furtos, 12 homicídios dolosos, 210 furtos em veículos, 170 roubos, 127 estelionatos, 13 roubos de veículos, 88 portes ileigais de armas e munições, 124 posse de entorpecente, 36 casos de tráfico, três de extorsão e um de corrupção.
I I
Segundo mais populosos do Alto Uruguai, no município de Getúlio Vargas foram contabilizados no período dois homicídios, 143 furtos, oito furtos de veículos, 17 roubos, três extorsões, sete estelionatos, oito casos de porte ilegal de arma, 15 de posse de drogas e sete de tráfico. Com as ocorrências de outubro e novembro, que motivaram a Câmara de Vereadores e o Consepro a realizarem uma audiência, Getúlio Vargas avança no ranking. Desde a reunião, ocorrida no último dia 11, a Brigada Militar e a Polícia Civil incrementaram o trabalho preventivo. A instalação de câmaras de monitoramento foi novamente aventada pelas autoridades.
I I I
A ocorrência de furto foi registrada em todos os municípios, e no de Estação foram 32, quatro furtos de veículo, seis roubos, e apenas uma ocorrência de roubo de veículo, extorsão, estelionato, porte de arma e posse de droga. Em Erebango foram 16 furtos e um porte ilegal de arma. Na cidade de Ipiranga do Sul foram oito ocorrências de roubo, um furto de veículo, um roubo, um estelionato e um caso de tráfico. Em Sertão 37 furtos, um furto de veículo, seis roubos, um roubo de veículo, seis casos de estelionatos e dois de porte ilegal de arma. Um homicídio ocorreu em Floriano Peixoto, nove casos de furto, um estelionato e um de tráfico.
Curtas
# Com cinco das nove cadeiras na Câmara de Getúlio Vargas o executivo teve o Projeto de Lei nº 6908/14, de 07 de outubro, derrotado em plenário.
# O projeto assinado pelo prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM), que previa a doação de imóvel com encargos a empresa Referência Obras e Sinalizações Ltda. chegou a ser aprovado pela Comissão Geral de Pareceres.
# O imóvel em questão está localizado na Av. Borges de Medeiros, entre o antigo escritório da CEEE e o Campus II da Faculdade Ideau, e está abandonado há anos, em precárias condições.
# Edificado no governo do prefeito Júlio Jorge Oleksinski (PMDB – 1982-1988), abrigou por longo tempo a chamada “vaca mecânica”, que produzia leite de soja para a rede municipal de ensino.
# Com o voto do vereador Dinarte Farias (PP) e os quatro da oposição, o projeto e a Mensagem Retificativa nº 10/2014 foi rejeitada pela maioria.
# O vereador Nelson Rogalski (PP) lamentou a posição tomada pelo colega vereador, lembrando que além da recuperação do prédio a empresa, que vai se instalar em outro município, iria abrir inúmeros postos de trabalho.
# Representante da nova geração do Partido Progressista de Getúlio Vargas e campeão de votos na eleição de 2008, Dinarte Farias nunca escondeu o desejo de disputar o governo municipal.
# O vice-prefeito Maurício Soligo e o Secretário de Obras, Sérgio Batista de Lima também são a aposta do PP para suceder Pedro Paulo Prezzotto a contar de 2017.
Dito & Feio:
O 13º Encontro de Getulienses, ocorrido no último dia 15 de novembro no Teresópolis Tênis Clube, em Porto Alegre, repetiu o sucesso dos anteriores. Além dos que residem na Capital, à presença de muitos outros da região metropolitana, interior do RS, SC e PR. Regina Prezzotto, Mary Rolando Rosa, Fernando Antônio Vicenci, Éber de Souza e o Coronel Vieira, organizadores deste encontro já planejam a edição 2015.

Comentários