Spilmann Painéis - 50 anos dedicados à arte

Nove, em cada dez empresas de Getúlio Vargas, utiliza ou já utilizou os serviços dos irmãos Valmor e João Carlos e seus colaboradores. Neste ano, o Comércio de Publicidades Spilmann completa meio século de atividades ininterruptas. Para poder registrar parte desta trajetória, A Folha Regional produziu esta matéria na última quarta-feira (14), após entrevista com João Carlos.

A busca de novas oportunidades pode ter motivado Balduíno Spilmann, esposa e filhos, a deixarem Guaporé e fixar residência em Getúlio Vargas, na década de 1950. A revelação é de Caíto, que na pia batismal recebeu o nome de João Carlos. As habilidades do patriarca da família, com as tintas e pincéis, foram herdadas pelos filhos Valmor, Volmir, Caíto, José Augusto e Gilberto. Atualmente, apenas Valmor e Caíto exercem a atividade profissionalmente.

Dono de uma memória invejável, Caíto recorda que o sustento da família, nos anos iniciais em Getúlio Vargas, foi garantido pela prestação de serviço. “Toda a publicidade visual da Cervejaria Serramalte - quadros informativos, placas, faixas, carros, caminhonetes, caminhões, depósitos, filiais, distribuidores, entre outros - era feita por nós”, revelou. Posteriormente, foram contratados como funcionários, trabalhando sempre no setor de criação e arte.

Ainda sobre a cervejaria, ele recorda o pioneirismo da Serramalte e parceiros na realização dos bailes do chope. “Os eventos na cidade de Feliz, onde a empresa possuía filial, eram referência no sul do Brasil”, comentou. Caíto lembra, ainda, que a decoração dos bailes era toda produzida em Getúlio Vargas, sempre destacando a tradição alemã e a logomarca da empresa, que, além dos chopes claro e escuro, produzia diversos tipos de cerveja e refrigerantes. Para a decoração dos tradicionais bailes de debutantes do Clube Aliança, sempre colocaram suas habilidades à disposição, sempre que convidados.

Sem precisar a data, lembra que, para atender aos pedidos de outras empresas locais - Curtumes Erê e Riograndense, Coobanha, Cotrigo, Petry, Lohmann, Mazzolleni, Fukito, ... - os Spilmann alugaram uma sala junto à residência da família Negretto, na Av. Borges de Medeiros. “Na época, o Miguel Negretto estudava em Passo Fundo e vendia flâmulas em serigrafia, técnica aprendida pelo Valmor, num curso realizado na Renner, em Porto Alegre.” Caíto revela que as flâmulas encomendadas pelas empresas, associações, equipes esportivas, entre outras, eram assinadas com o nome de fantasia “Pincel Mágico”.

As festividades de aniversário do município, realizadas com maior ênfase a cada cinco anos, demandavam muito trabalho. “Além da decoração dos eventos sociais, produzíamos o material para a maioria dos carros alegóricos”, disse. Outras boas lembranças são do 25º aniversário da Serramalte, quando do lançamento da cerveja Extra Luxo, da 1ª Exposição Industrial, Comercial e de Agropecuária (Expoincar), realizada no ano de 1984, e outras mais.
Apesar de terem sido pintados há décadas, alguns dos painéis que decoraram bares e restaurantes de Getúlio Vargas e cidades vizinhas estão preservados. Um deles ainda pode ser conferido no interior do prédio onde a empresa está instalada. Outro trabalho de Balduíno Spilmann, que reproduzia fidedignamente a assinatura do ex-presidente Getúlio Vargas, decora o hall de entrada da Câmara de Vereadores.

Sobre a trajetória iniciada ainda na primeira metade do século passado, Caíto atribui todos os méritos ao irmão Valmor: “Ele sempre foi um entusiasta, responsável pela formação de muitos profissionais que acabaram se estabelecendo por conta, aqui e em outras cidades do Estado e do Brasil”, afirmou. Lembrou que, mesmo no período em que o irmão trabalhou na Incasel, indústria de carroceria de ônibus, em Erechim, não se afastou do trabalho local.

Antes de encerrar, comentou sobre as facilidades proporcionadas pela computação gráfica. De igual modo, o processo de plotagem, impressão com alta precisão, utilizado largamente nas áreas de design de interiores, publicidade e propaganda. “Neste momento foi fundamental a contribuição do meu filho Fabiano, que implantou as mudanças necessárias”, comentou. Ao finalizar, enalteceu a qualificação dos profissionais e das empresas locais que atuam na área. “Getúlio Vargas e região estão muito bem servidos e é comum que muitos atendam pedidos de trabalhos vindos de outras regiões”, encerrou.


Na parede, painel pintado pelo patriarca Balduíno, na atual sede da empresa

Os irmãos Caíto (ao fundo) e Valmor, na sala de criação da Spilmann Painéis 

Valmor realizando a última restauração das colunas e altar da Igreja Matriz Imaculada Conceição, de Getúlio Vargas

Comentários