Autoridades destacam momento de evolução na cadeia leiteira na abertura do Simpósio do Leite de Erechim

- Evento foi aberto na tarde desta terça-feira e segue até esta quarta levando conhecimento e debatendo o setor lácteo brasileiro

vice-presidente do CRMV-RS, José Arthur de Abreu Martins destacou a qualidade do leite brasileiro
Foi aberto na tarde desta terça-feira, 23, a 12ª edição do Simpósio do Leite de Erechim. Apesar de as atividades terem iniciado ainda pela manhã, com a Mostra de Trabalhos Científicos, foi durante a tarde que aconteceu a abertura oficial. Autoridades destacaram o momento importante para o setor no país.
O vice-presidente do CRMV-RS, José Arthur de Abreu Martins destacou a qualidade do leite brasileiro. “Temos um leite de qualidade, o que todos já sabem. Claro que temos de trabalhar para avançar cada vez mais, para ter uma qualidade cada vez maior. É nosso desafio”, salientou.
O presidente da Faculdade Ideau, Flávio Carlos Barros, elogiou a iniciativa do evento em destacar os trabalhos científicos. “Na nossa Faculdade temos o pensamento de que não adianta nada a pesquisa, se ela não chegar ao produtor, se ela não consegue qualificar cada vez mais nossos produtores. E a Mostra tem conseguido isso. Levar informação ao produtor, levar conhecimento”, frisou.
Neste sentido também, o presidente do Sindicato Rural de Erechim, João Picolli, apresentou as ações do sistema Farsul RS, no sentido de levar informação, agregar conhecimento e melhorar a produção do agronegócio no Estado como um todo. “Estamos avançando, inclusive agora nas questões como seguro agrícola e previdência”, acrescentou.
A vice-prefeita de Erechim, Ana de Oliveira disse que o Simpósio “é um encontro de desenvolvimento econômico”. Também disse que a cadeia depende de políticas eficazes e de todas as forças possíveis para avançar. “Precisamos sim dos políticos, e não é porque alguns não são exemplos, porque certamente não são todos que atuam com fraudes. Temos, felizmente a maioria trabalhando pelo bem, pela qualidade. Estes eventos como o Simpósio nos trazem o debate, o conhecimento e através disso conseguimos agregar valor para melhorar cada vez nossa produção”, enfatizou.
Por fim, o coordenador do Simpósio, Walmor Vanz fez questão de agradecer a todos os parceiros da organização, patrocinadores e equipe de trabalho. “Todos que se esforçaram para que tivéssemos mais um grande evento. Nossa equipe que se empenhou muito, nossos patrocinadores por nos ajudarem a viabilizar levar conhecimento e valor à cadeia do leite da nossa região, do nosso País”, completou.
Walmor também chamou a atenção das autoridades para que se tenha cada vez mais rigor na fiscalização da produção leiteira, evitando futuros problemas e até mesmo fraudes. O Simpósio do Leite segue nesta quarta-feira com mais seis importantes palestras técnicas ligadas ao segmento lácteo.

Simpósio terá seis palestras
O Simpósio do Leite, evento que acontecerá na quarta-feira, dia 24, terá a presença de seis renomados palestrantes. A pauta do segundo dia de evento será aberta com o tema “estratégias de tratamento de mastite na lactação e secagem”, tendo como palestrante, Marcos da Veiga, doutor e professor.
A importância do volumoso na dieta das vacas leiteiras será tema ministrado pelo professor e doutor, João Ricardo Pereira. O doutor e professor Janio Santurio, vai abordar as micotoxinas e micotoxicoses em bovinos leiteiros.
A raça Girolando estará presente no evento e uma palestra sobre as vantagens zootécnicas e econômicas da raça será ministrada pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Hsuan Min Ma.
O produtor Nivaldo Michetti, vai mostrar as mudanças que acontecem na vida dos produtores de leite. Fechando o ciclo de palestras, o assunto será o planejamento na atividade leiteira, tema que será abordado pelo doutor e professor, Regis Ferreira.

Inscrições ainda podem ser feitas no local
Para que ainda não se inscreveu, poderá participar de qualquer uma das atividades dentro do Simpósio do Leite, fazendo sua inscrição no próprio local do evento. O valor é de R$ 70,00, incluso um coquetel, dois milk break, um almoço (dia 24), seis palestras, dois certificados on-line, Fórum, sacola e visitação as estandes. O Simpósio acontece junto ao Polo de Cultura, no Parque da Accie, em Erechim.
Mais informações podem ser obtidas no site oficial, ou também pelos telefones (54) 9691-8408 e 9680-1635. O Simpósio do Leite é organizado pela Associação dos Médicos Veterinários do Alto Uruguai (Amevau).

Serviço
O que: Simpósio do Leite de Erechim
Onde: Erechim, RS
Quando: terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de junho
Local: Polo de Cultura, Parque da Accie (entroncamento das BRs 153 e 480)
Inscrições: no local, valor de R$ 70,00, incluso um coquetel, dois milk break, um almoço (dia 24), seis palestras, dois certificados on-line, Fórum, sacola e visitação as estandes

Programação

Quarta-feira, 24 de junho

8h15 – Abertura do Simpósio do Leite de Erechim
8h30 – Palestra 1 – Estratégias de tratamento de mastite na lactação e secagem
Palestrante: Marcos da Veiga
9h15 – Palestra 2 – Importância do volumoso na dieta de vacas leiteiras
Palestrante: João Ricardo Pereira
11h – Palestra 3 – Micotoxinas e Micotoxicoses em bovinos leiteiros
Palestrante: Jânio Santurio
12h15 – Intervalo para almoço
13h15 – Premiação dos Trabalhos da Mostra Científica
13h45 – Palestra 4 – Raça Girolando – vantagens zootécnicas e econômicas
Palestrante: Jônadan Hsuan Min Ma
14h – Palestra 5 – Mudando a vida com a produção de leite
Palestrante: Nivaldo Michetti
15h45 – Palestra 6 – Planejamento na atividade leiteira
Palestrante: Régis Ferreira

Comentários