Índios bloqueiam estradas em Sananduva

Índios caingangues do Passo Grande do Rio Forquilha bloqueiam, desde segunda-feira, três estradas no interior dos municípios de Sananduva e Cacique Doble. Eles pedem agilidade no processo de demarcação de uma área situada na divisa das duas cidades. A passagem está liberada apenas para moradores da região.
Imagem ilustrativa. Foto: Divulgação
Os bloqueios foram montados nas localidades de Bom Conselho, capelas São Luiz Reis e Consoladora. De acordo com o cacique Leonir Franco, as cerca de 63 famílias reivindicam uma reunião com representantes do Ministério da Justiça, Governo do Estado, Ministério Público, Polícia Federal, Brigada Militar, Funai e Incra. A intenção, segundo ele, é retomar as decisões acertadas durante as mesas de negociações com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, desde o ano passado. “Participamos de quatro reuniões. Fizemos um acordo e aceitamos reduzir a área de 1,9 mil hectares para mil hectares. Ela fica na divisa entre Sananduva e Cacique Doble. Falta fazer o levantamento fundiário e executar” diz o líder dos indígenas. O acerto envolveu ainda outra área na cidade de Barracão, ainda em avaliação.

Caso não tenha uma resposta sobre a reunião até o final da semana, Franco anunciou que pretende ocupar, a partir da próxima segunda-feira, as capelas de Bom Conselho e São Caetano. “Também vamos desfazer o acordo e voltar a reivindicar o total da área” diz Franco.

Comentários