Conheça o homem que pescou mais de mil Lambaris em apenas uma semana

Um saco com ração, um chapéu estilo mexicano, uma cadeira, uma vara, um punhado de sagu e muita disposição para desafiar os lambaris do Lago do Rio Uruguai em Marcelino Ramos. O ex-comerciante de Marau, Vilmar Zanon, veio de mudança para Marcelino Ramos há cerca de um ano e meio para investir numa pequena pousada para turistas. Nos primeiros meses ocupou seu tempo para edificar seu sonho ao lado da esposa e de vez em outra, em meio a muito serviço, dava suas escapadas até o barranco do lago tentar a sorte em busca de alguns peixinhos. A pousada ficou pronto e o hobby de pescar está se transformando em oportunidade de renda extra para a família.





Todos os dias, de segunda a segunda, Vilmar sair de casa com seus apetrechos e parte rumo ao trapiche ou a pontos de pesca pré-definidos e acessíveis apenas de barco. Numa terapia de equilíbrio mental e de paz interior, que  a atividade proporciona, ele lança seus anzóis na água em busca dos milhares de lambaris que se multiplicam com um grande profundidade. Solitário e com olhos atentos a rolha, ou pedaço de isopor, que serve de sinalizador para indicar que tem peixe na linha, Vilmar vai fisgando e vibrando lambari a lambari.
Na manhã deste sábado, 23, a equipe do Portal de Marcelino acompanhou de perto a rotina e apreendeu algumas dicas para quem gosta de pescar no lago. O especialista neste tipo de pesca relatou que usa sementes de sagu como isca mergulha os anzóis numa profundidade superior a 3 metros para buscar as espécies mais grandes. Ele já perdeu a conta de quanto pescou, mas há poucos dias, em apenas uma semana, foram 1.187 lambaris. Em média por dia, quando o lago está em boas condições, ele pesca mais de 3 quilos, apenas usando uma vara, “Teve um dia que eu cheguei de quebrar a vara na base de tanto desgastar ela puxando eles pra fora da água” contou Zanon. O pescador vai para o lago antes de amanhecer o dia e retorna só no final da tarde, tendo ainda pela frente a árdua tarefa de limpar a produção do dia, que exige mais algumas horas de serviço.
Os lambaris, muito apreciados na região, são vendidos em bandejas de 1 quilo que custa R$ 15,00. “Tem dias que não venço pescar para atender a demanda do pessoal” cita ele. A venda acontece na própria pousada que fica na rua das Paineiras. Reservas ou encomendas pelo fone 54-8404-8837.
FONTE: PORTAM MARCELINO RAMOS - FOTOS: MARCELO DOS SANTOS

Comentários