quarta-feira, 13 de julho de 2016

Padres da Diocese de Erechim refletem transmissão, celebração e vivência da fé em novos tempos

Com a participação de Dom José, do bispo emérito, Dom Girônimo, os padres da Diocese de Erechim iniciaram seu curso anual de formação pastoral permanente na manhã de  segunda-feira,11, no Seminário de Fátima, com assessoria do Pe. Décio Walker, da Diocese de Santo Ângelo e coordenador do Setor de Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 3 da CNBB.
O curso segue até quarta-feira ao meio dia, com reflexões e desafios da iniciação à vida cristã em tempos de mudança cultural. Aprofundamento do processo de iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé para assumi-la de forma pessoal, com vida coerente com ela, na complexa realidade atual. Estudam também a celebração do Batismo, Crisma e Eucaristia, os sacramentos da iniciação cristã.
Pe. Décio iniciou o curso com vídeo apresentando a passagem da sociedade industrial para a atual sociedade do conhecimento que traz o desafio da interdependência e da cooperação em contraposição ao individualismo, ao consumismo, num mundo instável, rápido, imprevisível e complexo.
O assessor prossegue apresentando o subsídio da Comissão Episcopal Pastoral da CNBB para a Animação Bíblico-Catequética “Itinerário Catequético – Iniciação à Vida Cristã, um processo de inspiração Catecumenal”. O texto tem três partes: Fundamentação bíblica, teológica e pastoral; Orientações para uma ação pedagógico-pastoral no processo de Iniciação à Vida Cristã; Itinerários de Iniciação à Vida Cristã conforme as idades.
Na abertura do curso, Dom José destacou que o curso reflete aspecto muito presente nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, no Plano Regional e nas reuniões de catequistas.

FONTE: ATMOSFERA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário