quarta-feira, 27 de julho de 2016

Situação socioeconômica de Erechim e região será debatida nesta quinta-feira no evento Desafio das Cidades

Reunião da Agenda 2020 acontece no Polo de Cultura, Parque da ACCIE, às 17 horas.


        
Erechim recebe, nesta quinta-feira, dia 28, o evento Desafios das Cidades que visa debater com os 50 maiores municípios do Rio Grande do Sul suas particularidades, potencialidades e o que pode melhorar. Será o décimo primeiro de uma série de encontros que a Agenda realiza desde março. Para os debates, são adotados indicadores levantados com base em dados oficiais e contextualizados levando em consideração a situação da crise econômica que passam tanto o Estado como a União.
         O projeto Sinaleira 2020 mostra esses indicadores nas cores vermelho, amarelo e verde. A pergunta básica que podemos fazer é: “se no nosso caminho todas as sinaleiras estivessem verdes, quanto tempo demoraríamos para chegar ao destino?” Ou, então: “e se todas estivessem vermelhas?” A cor vermelha indica o que nos impede de avançar e o que já deveríamos ter feito. No amarelo há o indicativo de áreas que merecem mais atenção porque, no futuro, a situação pode se agravar e mudar de patamar negativamente. E o verde, por conseqüência, mostra onde estamos avançando e podemos seguir em frente.
Nesta sinaleira, dados como renda e PIB per capita, qualidade do ensino nas séries inicias e finais do ensino fundamental, índices de homicídio e tráfico de drogas, entre outros, são classificados. Ao todo, serão 14 indicadores de cada cidade que, debatidos em conjunto com a comunidade local e o poder público darão um panorama do atual momento da cidade.
          A situação de Erechim é intermediária na Sinaleira. Há uma predominância de sinais amarelos, seguidos de vermelhos e, depois, verdes. No sinal vermelho, como na maioria dos municípios, pode ser mencionada a questão dos homicídios que, apesar de se manterem praticamente estáveis, ainda estão acima da meta. No amarelo, a geração de vagas formais de emprego na cidade em comparação com a população economicamente ativa. Já no verde, como ponto positivo, pode ser mencionado o Ideb das séries iniciais, acima da média do estado e da meta do Ministério da Educação.
         O encontro que debaterá esses e outros pontos é aberto ao público e acontecerá na quinta-feira, 28 de julho, às 17 horas. A Agenda 2020 irá expor, explicar e contextualizar os indicadores do município nas áreas analisadas e, após, haverá um debate sobre o que foi apresentado com foco na solução dos problemas indicados com sinal vermelho na Sinaleira 2020.

Serviço
Evento: Desafios das Cidades – Erechim
Quando: quinta-feira, 28 de julho.
Horário: 17h
Onde:
ACCIE - Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim | Pólo de Cultura (Rua Henrique Pedro Salomoni, s/n°, Bairro Frinape)
Tempo de duração: cerca de duas horas
Inscrições: Pelo link: http://bit.ly/29rg1MC, pelo e-mail: evento@agenda2020.com.br e na ACCIE.
*Quem não fizer a inscrição mas, na hora, decidir ir, poderá comparecer e participar sem problemas.

O que é a Agenda 2020?
         É um movimento da sociedade do Rio Grande do Sul que age em busca de um futuro melhor. Desde 2006, gaúchos de todos os setores atuam nos nossos 11 Fóruns Temáticos organizando propostas para transformar o Rio Grande num lugar melhor para se viver e trabalhar. A Agenda 2020 é um movimento e não uma entidade. Aqui é um espaço de interação entre o poder público, iniciativa privada, universidades e o terceiro setor. Imagine o RS daqui a 20 anos. Qual é o seu sonho para nosso Estado? Participe!

O que é a Sinaleira 2020?
         No trânsito, a sinaleira utiliza uma linguagem simples e por isso de fácil assimilação. É composta geralmente por três círculos de luzes coloridas em vermelho, amarelo e verde, com cada cor representando uma ação a ser obedecida por motoristas e pedestres. Verde para seguir em frente, amarelo como sinal intermediário de alerta e o vermelho que nos impede de avançar.
         E se houvesse uma sinaleira do Rio Grande do Sul? Um sinal em cada “esquina” do Estado para mostrar onde podemos avançar e onde devemos ter atenção?
Pensando nisso, a Agenda 2020 apresenta a Sinaleira 2020. Mais de 50 indicadores socioeconômicos representando cada uma dessas esquinas. Todas com suas respectivas sinaleiras ilustrando se estamos no vermelho, amarelo ou verde. Por exemplo, as finanças públicas do RS. É sabido que a situação de déficit se estende há décadas, portanto, sinal vermelho.   Ao clicar em cada sinaleira, o visitante da página encontra um conjunto de gráficos mostrando uma série histórica da real situação de cada indicador e um pequeno texto explicativo referente a cada imagem. 
O objetivo da Sinaleira 2020 é não apenas mostrar o panorama, mas tentar explicar o porquê. Estudando a fundo o histórico do Estado e os dados mais atuais é como começamos a entender a situação em que nos encontramos e podemos encontrar um meio de crescer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário