sábado, 3 de setembro de 2016

Cooperalfa assume a Cotrel em outubro

O presidente da Cooperalfa confirmou nesta sexta-feira (2) que a maior cooperativa de Santa Catarina vai assumir a Cotrel a partir do mês de outubro. Segundo Romeo Bet, as negociações já estão concluídas e até o fim do mês deve ser elaborado o contrato de locação que transfere a gestão de todas as atividades do setor primário da Cotrel, para a Cooperalfa. Os números do aluguel não foram revelados e nem o prazo de duração do contrato. As unidades frigoríficas, atualmente locadas para a Aurora, não foram incluídas na negociação.


A Cooperalfa vai assumir todas as atividades da Cotrel nos segmentos de armazenamento de grãos, insumos, bacia leiteira e integrados. Além do fortalecimento do setor primário na região do Alto Uruguai, a entrada da Cooperalfa no mercado gaúcho representa a manutenção direta de aproximadamente 300 empregos em todas as unidades da cooperativa que está em fase de recuperação judicial. Fontes ligadas a Cotrel informaram que a cooperativa fundada em 25 de setembro de 1957, deverá se resumir a um escritório de representação.
Oportunidade de negócio
As tratativas estão adiantadas, sendo apenas questão de documentação para os trâmites serem concluídos, com abertura de filiais no nome da cooperativa. Bet explica que foram realizadas várias conversas com a diretoria da Cotrel e estão acertados em termos de locação. A escolha de vir para Erechim, segundo ele, é porque se trata de uma oportunidade de negócio, ¶menos os frigoríficos. A escolha de vir para Erechim, segundo ele, é porque se trata de uma oportunidade de negócio, com região do campo, semelhante a região geográfica da Alfa.

Concretização
"A partir do dia 18 deveremos fazer rodadas de reuniões com a diretoria da Cotrel e associados para levar a mensagem daquilo que a cooperativa pretende. Queremos nos instalar e dar suporte aos associados. Talvez transferi-los da Cotrel para a Cooperalfa", diz.
A Cooperalfa integra um sistema formado por 13 cooperativas, entre elas a Cotrel e a Aurora.¶Ela está completando 49 anos no próximo mês, é hoje uma empresa que atua em Santa Catarina, Paraná, e mais recente no Mato Grosso do Sul e agora entrando no Rio Grande do Sul.

Efeitos na economia
O negócio entre a Cooperalfa e a Cotrel representa muito para Erechim e região do Alto Uruguai. Para 2016 a Cooperalfa projeta faturar R$ 2,6 bilhões, enquanto a Cotrel não deve ultrapassar 15% deste montante. Além de fazer o suporte para inúmeros produtores rurais e manter os empregos nas unidades espalhadas na região, a nova cooperativa deverá investir para incrementar a produção no setor primário. A atividade central da Cooperalfa é a comercialização e armazenagem da produção agrícola dos associados, como milho, soja, feijão e trigo. Em Santa Catarina e no Paraná a cooperativa também fabrica de rações, produção de sementes certificadas, além desenvolver pesquisas e aplicar conhecimentos inovadores nas propriedades cooperadas.

Cotrel
A direção da Cotrel foi procurada pela reportagem do Bom Dia, mas até o fechamento desta edição nenhum diretor foi encontrado para comentar o assunto. A expectativa é que nos próximos dias a Cotrel deverá reunir a imprensa para fazer um comunicado oficial sobre o negócio.
Fonte: Jornal Bom Dia
Por Rosa Liberman
Foto: Antônio Grzybowsk




Nenhum comentário:

Postar um comentário