Empenho reconhecido: Unimed Erechim homenageia beneficiários do serviço de Medicina



Eles alcançaram as mais altas pontuações em método que avalia o desempenho na rotina de autocuidado



Pequenos ajustes no estilo de vida podem influenciar diretamente no bem-estar, evitar doenças e até mesmo aumentar a expectativa de vida. E, para o serviço de Medicina Preventiva da Unimed Erechim, esta mudança é tão importante que merece ser celebrada. No mês de fevereiro, os três beneficiários com os melhores desempenhos no Método de Avaliação por Performance, no ano de 2016, foram homenageados. Wilmar Ceni, Ires Maria Perin Bruscatto e Ari Antônio Federle obtiveram pontuações superiores a 90, na escala de 0 a 100.

Conforme o supervisor de Medicina Preventiva, Edenir Serafini, o método consiste em um programa de pontos que auxilia no cuidado da saúde de cada beneficiário.  “Por meio de uma equipe multiprofissional - composta por médico, enfermeira, educador físico e nutricionista - os beneficiários adquirem pontos em quatro eixos. A equipe avalia, orienta e monitora os beneficiários para que mantenham um estilo de vida saudável”, explica.

A aquisição de pontos se dá pela visita periódica ao médico assistente no ano vigente, realização dos exames de rotina, participação em palestras, manutenção dos valores da pressão arterial dentro dos valores de referência, assiduidade nos exercícios físicos propostos, manutenção ou diminuição do percentual de gordura e circunferência abdominal, reeducação e a manutenção dos bons hábitos alimentares.

O comprometimento com cada um dos quatro eixos oferecidos pelo programa faz com que o beneficiário fique melhor assistido e, mesmo que tenha alguma patologia, possa levar uma vida completamente normal.

As avaliações clínicas com os profissionais seguem uma periodicidade estipulada em consonância à condição que o beneficiário apresentar na avaliação anterior. No entanto, a equipe avalia, monitora e orienta diariamente alguns aspectos como: assiduidade, hábitos alimentares, pressão arterial sistêmica e exames clínicos e laboratoriais.  “Tudo isso para poder criar planos de ação para quem está abaixo da meta estipulada e para manutenção daqueles que já estão dentro do planejado”, ressalta.

Conforme o supervisor, a mudança no estilo de vida é cultural e requer tempo.  “É uma educação continuada”, diz. Para que isto aconteça, é preciso esforço e comprometimento, tanto dos profissionais, quanto dos participantes.   “ É um trabalho cotidiano com resultados a médio e longo prazo, mas a partir do momento em que os beneficiários começam a sentir as diferenças na sua qualidade de vida, a tendência é de um comprometimento muito maior com aquilo que o programa estimula. Nossas experiências anteriores vêm mostrando que a cada ano este comprometimento está sendo maior e com resultados muito melhores”, explica.

“Este tipo de programa mostra o quanto estamos preocupados em oferecer qualidade de vida e não somente tratar de doenças. A importância se dá neste sentido, de oportunizar aos nossos beneficiários um estilo de vida saudável e a possibilidade de viver mais e melhor”, completa.

Participe


O programa é oferecido aos beneficiários Unimed Erechim que possuam fatores de risco. Para solicitar inscrição, entre em contato por meio do telefone: 54 3520-6128/6129 ou pelo site http://www.unimed-erechim.com.br.

Comentários