UFFS – Campus Erechim: ano letivo iniciou nesta segunda-feira (06)

Iniciou, nesta segunda-feira (6), o oitavo ano letivo na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Para receber as centenas de calouros que se somam aos cerca de 2.000 estudantes de Graduação e Pós-Graduação, haverá uma programação especial ao longo de todo o mês de março, que envolve atividades culturais como dança, música, teatro, além da Mostra Literária Paulo Leminski, que traz os poemas do renomado escritor, poeta, crítico literário, tradutor e professor brasileiro, retratados pelo ilustrador, artista plástico e músico Fábio Dudas. A Mostra é realizada em parceria com o SESC Erechim e ficará aberta à visitação no Saguão do Bloco A até o dia 18 de março. Além de atividades culturais, também ocorrerá um workshop que trabalhará práticas corporais.


A programação prevê ainda encontros da equipe diretiva do Campus com os calouros. A coordenadora acadêmica do Campus, Juçara Spinelli, salienta a importância desse momento de acolhida, que “tem a finalidade de aproximar os ingressantes aos demais estudantes e ao quadro de servidores técnico-administrativos e docentes, e serve, também, para apresentar a estrutura e os espaços do Campus, integrando-os na quotidianidade da vida acadêmica”.

As expectativas para o ano de 2017
O ano de 2017 será marcado por grandes eventos no Campus Erechim.
Um deles será o III Seminário Internacional de Educação do Campo e III Fórum de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul (SIFEDOC) que será realizado de 29 a 31 de março de 2017. O evento, que até o momento tem mais de 800 inscritos, trará a Erechim pesquisadores, docentes, estudantes e militantes de movimentos sociais de todo o Brasil e do exterior. Promovido conjuntamente por diversas Instituições Públicas de Ensino Superior e organizações de movimentos sociais do Rio Grande do Sul, objetiva ser um espaço de reflexões acerca da produção de conhecimento em Educação no/do Campo.
Ainda para o mês de março está prevista a realização da Audiência Pública Local preparatória para a II Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE) da UFFS, que será realizada de março a setembro de 2017. As comunidades acadêmica e regional serão convidadas a participar dos encontros, que terá como propósito definir políticas, diretrizes e ações que devem orientar o planejamento institucional. A I COEPE foi realizada no ano de 2010 e os resultados dos debates promovidos naquele momento, nortearam a implantação das políticas institucionais voltadas ao Ensino, à Pesquisa e a Extensão até o momento.
“Realizaremos eventos de grande porte e relevância para a comunidade e para a Instituição. Queremos aprofundar nossas raízes e ligações com a comunidade regional e fortalecer o caráter coletivo das discussões e definição de diretrizes. Neste sentido a COEPE será um evento fundamental, em que a participação da comunidade acadêmica e regional é o fator mais importante", destaca o diretor do Campus Erechim, Anderson André Genro Alves Ribeiro.

Em relação à estrutura física do Campus, há a expectativa de conclusão das obras do Bloco B até o mês de setembro. Com a entrega do prédio, que tem investimento de R$7 milhões, o Campus passará a contar com mais 25 salas destinadas para aulas e outras atividades acadêmicas, além de salas de professores, mais um auditório com capacidade para cerca de 260 pessoas e um novo e amplo espaço para a Biblioteca, o que possibilitará a ampliação da área destinada ao estudo e ao acervo.

Comentários