URI - Centro de Especialidades Odontológicas: três anos de serviço à comunidade

O mês de março representa um marco na história da URI Erechim. Há três anos era inaugurado o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP). O CEO oferece serviço odontológico, prestando tratamentos especializados em odontologia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas de periodontia, pacientes com necessidades especiais, cirurgia, endodontia e diagnóstico com ênfase em câncer de boca. Nesses três anos de funcionamento, foram atendidas mais de 1.600 pessoas, contabilizando mais de 7 mil procedimentos.

Mais de 7 mil procedimentos já foram realizados no CEO


O Coordenador do CEO, professor e cirurgião-dentista Alex Sass, salienta a importância do serviço para a comunidade erechinense. “Pacientes com necessidades especiais possuíam reduzido acesso ao atendimento odontológico pelo SUS. A partir da implantação do CEO conseguimos melhorar a qualidade de vida dos mesmos através de reabilitação bucal. Parcerias com entidades como APAE, Aquarela, ADAU, entre outras, têm facilitado o acesso desses pacientes ao serviço”.

No local também é realizado o diagnóstico com ênfase em câncer bucal, o qual tem aumentado a detecção precoce de lesões dessa natureza e permitindo, assim, tratamentos com melhor prognóstico para os pacientes. O CEO realiza, por meio da especialidade de cirurgia oral menor, as extrações de terceiros molares (sisos), somando mais de mil extrações, enquanto na área de endodontia (tratamento de canal) são mais de 700 procedimentos até o momento. A periodontia, que trata as doenças da gengiva, é outra área na qual os usuários do SUS recebem atendimento.

O serviço é mantido por uma parceria entre Governo Federal, pelo Programa Brasil Sorridente, governo do estado e município com a URI Erechim. O Curso de Odontologia, com suas clínicas, profissionais e professores, faz o atendimento à população. A vinculação dos cursos de área de saúde com o SUS segue as diretrizes curriculares nacionais recomendadas pelo Ministério da Educação, propiciando ambiente de práticas para os alunos na esfera pública.

O CEO também tem contribuído para o aprendizado dos acadêmicos do Curso de Odontologia. Segundo o Coordenador do Curso, professor Antônio Augusto Iponema Costa, o espaço tem representado um importante campo de estágio e vem permitindo múltiplas vivências aos futuros cirurgiões-dentistas.

Para ter acesso aos serviços, os usuários do SUS devem procurar a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e passar por avaliação odontológica, atestando a necessidade de encaminhamento para o CEO

Comentários