Fortes chuvas causam estragos em Getúlio Vargas

Fonte do texto e fotos:
Assessoria de Comunicação da
Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas


Foram registrados invação de águas na área urbana, deslizamentos
e queda de pontes  no interior do município

A Ponte do KM 05 foi levada pelas chuvas.


NAS FOTOS SEGUINTES OS
ESTRAGOS FEITOS PELA
ENXURRADA QUE ATINGIU
A CIDADE E O INTERIOR DO
MUNICÍPIO DE GETÚLIO VARGAS.

Fotos: Assessoria de Imprensa da PMGV.








            A forte chuva que caiu em Getúlio Vargas nesta terça-feira, 23 de maio, causou muitos estragos na cidade e no meio rural, derrubando pontes, bueiros, queda de barreiras e abrindo buracos nas vias não pavimentadas, deixando prejuízos. Vários pontos do município ficaram  alagados, principalmente nos bairros XV de Novembro e Navegantes e no centro da cidade, atingindo várias residências e estabelecimentos comerciais. Não há registro de desabrigados.
            Equipes do Parque de Máquinas da Secretaria Municipal de Obras, acompanhadas do Secretário de Obras, Sérgio Lima, e do Vice-Prefeito Elgido Pasa, juntamente com a Defesa Civil do Município, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, iniciaram os trabalhos de monitoramento por volta das 23 horas, avaliando os estragos, desobstruindo vias e dando assistência à população.
            No interior do município foram verificadas quedas de barreiras em vários trechos das estradas que levam aos Distritos de Rio Toldo e Souza Ramos, com vários bueiros entupidos devido ao acúmulo de resíduos, como galhos e pedras que vieram com as águas, formando barreiras e dificultando o escoamento.
            Na estrada de acesso para o município de Estação, houve interrupção na Linha 5, devido à obstrução de bueiros, e no Rio Paulo houve queda de barreiras em vários pontos. A ponte do Km 5, acesso ao Pio X, foi totalmente levada pelas águas e terá que ser  refeita novamente, estando o trânsito interrompido. Outras pontes foram atingidas como a da Linha Gramado, do Km 8 sentido Castilho; e da Linha Pavão, devendo ficar o trânsito interrompido durante o período de execução das obras de reparos.
            NOVAS AÇÕES
            De acordo com Prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, que encontra-se em Porto Alegre nesta quarta-feira, 24 de maio, com as licenças da Fepam para drenagem dos rios e área licenciada para colocar o lodo, a Administração Municipal, juntamente com as secretarias municipais de Obras e Meio Ambiente, farão a limpeza dos córregos do municípío. Segundo ele, essa ação que já aconteceu na barragem de contenção localizada na estrada para Estação, e já deu resultado, tanto que áreas do Bairro São José e próximas à Creche Municipal que, historicamente, eram inundadas com chuvas nem tão intensas, os prejuízos foram minimizados neste episódio.
            O Vice-prefeito Elgido Pasa e o Secretário Sérgio Lima agradecem à  Administração do município de Estação, que prontamente colocou à disposição de Getúlio Vargas o seu parque de máquinas para auxiliar na desobstrução das vias. A Secretaria de Obras segue fazendo levantamento da situação e toda a Administração está em alerta para minimizar e solucionar os problemas causados pela chuva.
            O Governo Municipal alerta à população que ainda há previsão de mais chuva para os próximos dias. Por isso, solicita cuidados redobrados quanto ao lixo solto nas ruas, para evitar que se desloque aos bueiros provocando entupimento e resultando em alagamento.



Comentários