Getúlio Vargas realiza dedetização em combate ao mosquito da dengue

    Nos últimos dias 8 e 9, foi realizada a nebulização nas quadras com focos do mosquito Aedes Aegypti e que haviam casos suspeitos ou confirmados com dengue em Getúlio Vargas. O produto foi fornecido pelo Estado. 
    A nebulização é a "borifação" de inseticida que combate ao Aedes Aegypti. Ela elimina a possibilidade de que o vetor (mosquito) do vírus pique uma pessoa infectada em outras localidades e transmita a doença para uma pessoa saudável, evitando o contágio. O Serviço de Saúde esclarece que essa operação não combate as larvas e ovos, ou seja, a contribuição dos moradores fiscalizando possíveis focos e combatendo-os é primordial.
    A decisão de fazer a borifação foi tomada em conjunto com a Administração Municipal, Secretaria de Saúde, Vigilâncias em Saúde do município e Vigilância Ambiental da 11° CRS (Coordenadoria Regional de Saúde), sob coordenação de Maria Helena Dalmaso. O trabalho foi acompanhado pelas agentes de combate à Endemias Rosangela Montenezzo e Karine Cordeiro dos Santos e agentes comunitários de saúde.
O MOSQUITO DA DENGUE
    O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto dos seres humanos. Com hábitos diurnos, o mosquito (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, para se reproduzir. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água e distribuídos por diversos criadouros.
    Por isso, união, estados, municípios e principalmente a sociedade devem trabalhar juntos para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. A orientação é para que todos façam uma varredura em casa, fazendo toda a higiene e limpeza necessárias, e acabar com os recipientes com água parada - ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.
    São medidas bem simples, mas que ajudam a prevenir várias doenças.
- Tampe os tonéis e caixa d’água.
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo.
- Mantenha lixeiras bem tampadas.
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela.
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.



Fotos: Divulgação AFR

Comentários