Accias vai realizar debate com os candidatos a prefeito

Evento está sendo organizado para Getúlio Vargas e Estação.

A reunião foi no auditório da Accias
Divulgação AFR

 

A exemplo dos últimos dois pleitos municipais, nos anos de 2012 e 2016, a Accias vai realizar o debate com candidatos a prefeito de Getúlio Vargas. Este ano, Estação também será contemplado. "Temos muitos associados no município que manifestaram interesse num debate entre os seus candidatos a prefeito", justificou o presidente da Accias, Alceu Enricone.

Uma reunião para ajustes no regulamento foi realizada na noite de terça-feira (20), na sede da entidade. Estiveram presentes representantes de todas as candidaturas do município de Getúlio Vargas: Sandra Betiatto, coordenadora da coligação AGV - Aliança por Getúlio Vargas, formada pelos partidos Progressistas, Republicanos, PTB, PSL, Democratas, PSD e PDT; Leandro Slaviero, coordenador da candidatura MDB - Getúlio Vargas será melhor, que estava acompanhado por Vlademir Dallastra; e Lori Rodigheri, representando Jairo Galina, coordenador do PT. Também participaram os representantes de duas, das três candidaturas de Estação, sendo Luís Fernando Espessoto, coordenador da coligação Unidos pelo Desenvolvimento, formada pelos partidos PSDB, PTB e PP, que estava acompanhado por Ariane Uberti; e Luís Ângelo Tonin, coordenador da candidatura MDB - Estação no rumo certo. Apesar de ter confirmado presença na reunião, o coordenador da candidatura do PV - O caminho para o futuro, Anderson Ribeiro da Silva, não conseguiu chegar a tempo.

O presidente da Accias apresentou a comissão organizadora do debate, que é formada por ele e por mais quatro diretores da entidade: Adriano Karpinski, Joviano Roncalio, Leonildo Tasca e Luiz Carlos da Silva. E ainda, a mediadora Anissara Zir, vice-presidente da entidade, jornalista e professora, que também desempenhou a mesma função nos dois debates anteriores. A executiva da Accias e agente articuladora do Prodege, Aline Perussolo, coordenou a leitura do regulamento.

O debate

O debate será dividido em quatro blocos. Os candidatos irão responder perguntas sorteadas pela mediadora e também poderão fazer perguntas aos seus oponentes. Os temas versarão sobre saúde, educação, segurança, infraestrutura, agropecuária, desenvolvimento econômico, gestão, meio ambiente, turismo, cultura, plano diretor, habitação, esporte e lazer e assistência social.

Em função do momento atual, onde as autoridades da saúde ainda pedem pelo isolamento social, o debate não será aberto ao público em geral e nem aos seus associados. Para acompanhar o desempenho dos candidatos, os interessados poderão optar pelo canal do YouTube e página do Facebook da Accias ou pela transmissão das rádios locais.

O debate de Estação será no dia 10 de novembro e o de Getúlio Vargas no dia 11, com início às 20h10min e previsão de 3 horas de duração.

No final da reunião foram realizados os sorteios para definir a posição dos candidatos no palco, a ordem de apresentação e para as considerações finais. No debate serão feitos os sorteios pontuais para respostas aos questionamentos e para fazer as perguntas aos seus oponentes.

Perguntas

Os associados da Accias podem participar do debate, enviando sugestões de perguntas até o dia 31 deste mês. Os temas abordados devem versar sobre os assuntos pertinentes a administração municipal e já citados acima. A comissão organizadora fará a triagem das perguntas para que não se tornem repetitivas.

As perguntas devem ser encaminhadas para o e-mail prodege@accias.org.br ou whatsapp (54) 9.8434-6380.

Candidaturas

Concorrem ao pleito municipal de Getúlio Vargas: (ordem alfabética) Aldino Beledeli (15, MDB), Mauricio Soligo (11, PP) e Roberto Carlos Bortoloto (13, PT); e de Estação: Geverson Zimmermann (45, PSDB), Humildes de Almeida Camargo (15, MDB) e Plínio Triques (43, PV).

Comentários