Interações e brincadeiras na creche foi tema de estudo da equipe da EMEI Olivo Castelli

No último dia 24 de maio, nas dependências da ACCIAS, realizou-se um encontro de estudo com os professores e auxiliares da Escola de Educação Infantil Olivo Castelli com a psicóloga Jordana Calcing. O tema em estudo foram as interações e brincadeiras na creche.

Divulgação AFR


As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) bem como os Parâmetros e Indicadores de Qualidade consideram as interações e as brincadeiras como eixos estruturantes da prática pedagógica. E a BNCC da etapa da Educação Infantil referenda essa diretriz ao descrever os eixos como experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, com os objetos e a natureza, possibilitando aprendizagens, desenvolvimento e socialização.

Diante disso torna-se importante refletirmos sobre como estabelecer/contribuir para interações de qualidade nas brincadeiras livres e dirigidas das crianças; entre criança/criança e entre criança/adulto; nos diferentes momentos da rotina da criança: chegada, despedida, soninho, refeições, troca de fraldas, uso do banheiro... “Nós estamos à frente da constituição de sujeitos que vão dar o tom da nossa sociedade, e isso é muita responsabilidade” afirma a psicóloga Jordana. E continua, “a criança constitui- se no olhar, através do olhar e na busca do olhar”. Toda essa reflexão serve para as relações na escola e também na família.

Comentários