Cirurgia robótica aliada ao tratamento do câncer de pulmão Hospital de Clínicas utilizou a tecnologia pela primeira vez no interior do RS para retirada dos lobos pulmonares

 Dois procedimentos de alta complexidade na área de cirurgia torácica foram realizados no Hospital de Clínicas de Passo Fundo nesta semana. Além da lobectomia, que consiste na retirada total dos lobos pulmonares, a equipe composta pelos cirurgiões torácicos Dr. Saulo Martins, Dr. Maicon Cimarosti e Dr. Rafael Cadore também conduziu uma ressecção pulmonar, removendo parte de um dos lobos pulmonares. 

 


“A nossa equipe realizou as primeiras cirurgias robóticas na área torácica do interior do Estado, feitas na plataforma Da Vinci, considerada a melhor plataforma robótica do mundo e utilizada nos principais hospitais.” evidenciou a equipe. 

 

Conforme os especialistas, a utilização da robótica possibilita maior precisão de movimento para cirurgias complexas, como as realizadas, e consequentemente um resultado mais satisfatório aos pacientes. “Entre os benefícios em ser minimamente invasiva estão a redução da perda de sangue, menor risco de infecção e recuperação mais rápida”.  

 

A indicação cirúrgica é avaliada pelos especialistas considerando o estágio da doença, a localização do tumor e o funcionamento do pulmão de cada paciente. Examinando estes fatores, e em caso de recomendação pela intervenção cirúrgica, a cirurgia robótica desponta como uma opção avançada e segura para os pacientes.  




Natieli Batistela
Comunicação Social

Comentários